4 de outubro de 2017

Prefeitura do Cabo intensifica atendimento à mulher no Outubro Rosa

Prefeitura do Cabo intensifica atendimento à mulher no Outubro Rosa

A partir desta terça-feira (03/10), o Cabo de Santo Agostinho inicia uma extensa programação em referência ao “ Outubro Rosa” – Campanha de alerta às mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. Alguns bairros do Centro, praia e área rural vão contar com o caminhão da mamografia, exame preventivo do colo de útero e teste rápido de HIV e Sífilis. Nesta terça (03), a equipe da Secretaria Municipal de Saúde vai estar na Usina Bom Jesus, a partir das 8h, oferecendo atendimento gratuito para comunidades de nove engenhos.  A programação alusiva ao Outubro Rosa segue até o dia 27.

Além de ofertar a mamografia em clínicas, o Cabo também realiza rotineiramente, o exame no caminhão equipado com mamógrafo. O veículo circula por todo o município facilitando o acesso das mulheres à informações e diagnóstico precoce. O Cabo de Santo Agostinho tem 12 mil mulheres entre 50 e 69 anos – faixa etária em que se detecta 70% dos casos de câncer de mama, declarou a coordenadora de Políticas de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Giselle Paiva.

Até agosto deste ano, já foram realizadas 6,5 mil mamografias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Queremos ampliar essa cobertura no mês de campanha”, enfatiza Giselle Paiva.  Ela ressalta ainda, a importância do autoexame mensal. “ Com o toque das mamas pode –se identificar mudanças no corpo e o surgimento precoce do câncer ”, diz Giselle.

Nesta primeira   semana de campanha do Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde também estará promovendo um ciclo de palestras educativas para integrantes de grupos de idosos, cadastrados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Para a realização do exame preventivo do colo uterino, às recomendações são de que a mulher deve passar dois dias se ter relações sexuais ou sem usar cremes vaginais. Para ser atendida a mulher deverá apresentar a identidade, CPF e o cartão SUS.

De acordo com a coordenadora de Políticas de Saúde da Mulher, em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do Cabo haverá também o reforço da coleta de citologia oncótica e palestras sobre prevenção do câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa.

Fonte:  Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho - PE
http://www.cabo.pe.gov.br/2017/10/02/prefeitura-do-cabo-intensifica-atendimento-a-mulher-no-outubro-rosa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário