2 de julho de 2011

BC lança moeda comemorativa de Ouro Preto


O Banco Central (BC) lançou na sexta-feira (1) moeda comemorativa de Ouro Preto como patrimônio histórico da humanidade, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Moeda comemorativa de Ouro Preto (Foto: Divulgação)Em prata, destinada a colecionadores, a moeda tem valor de face de R$ 5, mas custará R$ 140. As vendas serão feitas, a partir do dia 4 de julho, nos escritórios do BC pelo país, inclusive na sede em Brasília, ou pela internet, pelo site do Banco do Brasil (www.bb.com.br), com pagamento via débito em conta corrente ou boleto bancário.

A moeda traz no anverso uma composição da arquitetura de Ouro Preto, com seu casario e igrejas, a igreja de São Francisco de Assis ao centro, e Nossa Senhora das Mercês e Perdões à esquerda. No reverso, um conjunto de três anjos e volutas tipicamente barrocos, retirado do medalhão da fachada da igreja de São Francisco de Assis, segundo informou a Casa da Moeda.

Com tiragem inicial de 2 mil peças, que poderá chegar a 10 mil moedas, a moeda de Ouro Preto faz parte da série 'Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil'.

Na mesma série, ainda serão homenageados outros locais brasileiros distinguidos pela Unesco: os centros históricos de São Luís, de Diamantina, de Salvador, de Olinda e da Cidade de Goiás.

Fonte: Do G1, com informações do Valor Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário