24 de novembro de 2009

Empresa aberta em um estalo

Vai ficar muito mais rápido ter seu próprio negócio. O tempo necessário para abrir uma empresa pode cair para até sete dias, em vez dos 30 gastos até 2008. Este ano o prazo já foi reduzido para 20 dias. Em dezembro, a Junta Comercial do Rio (Jucerja) inaugura no Município do Rio a integração com o Regin, sistema que reúne órgãos públicos envolvidos no registro de empresas como a Junta, Receita Federal, Secretaria Estadual de Fazenda e prefeituras para simplificar a abertura e baixa das firmas.

A agilidade e os incentivos aprovados pelo governo que reduziram a burocracia são os motivos apontados para o aumento de 11% na constituição de firmas entre janeiro e outubro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2008. Em 2009, foram criadas 31.562 empresas, sem contar registros de microempreendedores individuais.

A Capital do estado será a primeira a experimentar o modelo implantado em Santa Catarina. José Luciano Silva, diretor de Tecnologia da Jucerja, explica que o interessado poderá verificar se a empresa tem viabilidade legal pela Internet em tempo real. O próximo passo será a formalização, que também pode ser pedida via Web. Desde outubro, a emissão de boletos de pagamento da Junta é feita por meio do site e pago pelo internet banking.

“Hoje o usuário precisa tirar dezenas de cópias de documentos, levar a cada órgão e pagar cada taxa. No Regin, ele vai pedir o Nire (registro comercial) à Jucerja e, se aprovado, em um segundo todos os órgãos envolvidos receberão a informação”, antecipa.

Para a vice-presidente do Sindicato de Empresas Contábeis do Rio (Sescon-RJ), Marcia Tavares, o Investimento da Junta em Tecnologia melhora o ambiente de negócios. Sergio Malta, superintendente do Sebrae RJ, concorda: “A rapidez do processo na Jucerja e o Alvará já são grandes saltos”, diz.

Classe Contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário