27 de agosto de 2008

Encontro sobre simplificação na abertura de empresas em Brasília

Coordenador da Câmara Setorial do Sescon/MS participa de encontro sobre simplificação na abertura de empresas em Brasília.
O Coordenador de Câmara Setorial do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (SESCON/MS), Ângelo Alves de Abreu, participou do dia 19 ao dia 21 de agosto, em Brasília, do II Workshop Simplificação da Abertura de Empresas e Negócios.

Com o objetivo de debater novos marcos regulatórios e formas de atuação que facilitem e reduzam o tempo de abertura de empreendimentos, o evento promovido pela Sebrae, Fenacon, Receita Federal, Departamento Nacional de Registro Comercial (DNRC) e outros órgãos de governo, reuniu integrantes que atuam no processo de registro de empresas no país.

Abreu nos falou sobre a importância dos estudos de casos de sucesso apresentados durante o evento. “Um exemplo que me chamou muito a atenção durante a apresentação foi o de Guarulhos (SP), onde o número de empresas abertas saltou de 37 mil para 70 mil após a simplificação e sincronização do sistema que possibilita a constituição das empresas”, disse.

Segundo o empresário contábil, os exemplos estimulam a mobilização dos envolvidos nos processos de abertura dos empreendimentos, para implantação do sistema de simplificação. “O chefe geral da Secretaria de Estado da Modernização Administrativa de Portugal, Elísio Borges Maia que também estava presente, relatou que em Portugal, depois de implantado o sistema de simplificação, 70% das empresas portuguesas são abertas com uma média de 47 minutos. Ou seja, o procedimento que era realizado em mais de cem dias, passou a ser feito em minutos”, relatou.

Durante o encontro aconteceu também o debate da simplificação e da desburocratização, previstas na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, e a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas (Redesim).

Ângelo Alves Abreu concluiu que o II Workshop foi extremamente positivo por possibilitar também, a reunião de profissionais de diversas áreas como arquitetura, psicologia, engenharia e muitos participantes da área contábil. Ele informou que praticamente todos os Estados brasileiros estavam representados por suas classes contábeis e o Brasil, foi mencionado nas apresentações sob a ótica da competitividade.

Fonte: Classe Contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário