Foi disponibilizado pela CAIXA o Guia Rápido – Conectividade Social ICP com informações sobre a configuração necessária para o microcomputador para utilização do sistema.
Transcrevemos abaixo o Guia Rápido –Conectividade Social ICP, disponível também em https://www.caixa.gov.br/Downloads/fgts-manuais-e-cartilhas-operacionais/Guia_Configuracoes_Conectividade_Social_ICP.pdf
“Guia Rápido – Conectividade Social ICP
Este guia contém informações de configuração necessária ao seu microcomputador para utilização do Conectividade Social ICP. Recomendamos a execução, preferencialmente, por um técnico habilitado.
Configuração mínima do microcomputador:
Sistema Operacional Windows 7
▪ Processador de 32 bits (x86) de 1 GHz ou superior;
▪ 1 GB de RAM (32 bits);
▪ 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits) de espaço em disco disponível;
▪ Dispositivo gráfico DirectX 9 com driver WDDM 1.0 ou superior;
Sistema Operacional Windows 10
▪ Processador de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64) de 1 GHz ou superior;
▪ 1 GB de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits);
▪ 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits) de espaço em disco disponível;
A verificação das configurações do micro pode ser realizada em: Painel de Controle Sistema e Segurança Sistema.
Pré-requisitos:
▪ Acesso à Internet com banda larga;
▪ Certificado digital padrão ICP – Brasil;
▪ Drive ou periférico para leitura do certificado digital, instalado;
▪ Software gestor do certificação digital e respectiva cadeia de certificados instalados (fornecido pela AC emissora do certificado digital);
▪ Periférico para leitura do certificado digital (porta USB, CDDVD, leitora de smart card, etc.), com o respectivo driver instalado;
▪ Navegador Internet Explorer – IE – Versão 11 (32 bits). Instalar release mais recente disponível;
▪ Programa Java (32 bits). Instalar release mais recente da versão. A instalação deve ser realizada por usuário de perfil administrador.
A versão do navegador Internet Explorer pode ser verificada em: Abrir navegador Menu: Ferramentas Sobre o Internet Explorer.
A verificação da versão Java e configurações podem ser realizadas em: Painel de Controle ProgramasJava.
Acesso:
Endereço https://conectividade.caixa.gov.br
O certificado digital ICP – Brasil deve estar inserido na leitora para a realização do acesso.
Configurações:
➢ Navegador Internet Explorer – IE (32 bits)
1. Ajustar nível permitido e incluir os endereços como sites confiáveis
✓ Abrir o navegador Internet Explorer – IE;
✓ Menu: Ferramentas Opções de Internet Aba “Segurança” Sites confiáveis;
✓ Ajustar o nível para Médio;
✓ Marcar a caixa de seleção “Habilitar Modo Protegido” (requer inicialização do IE);
✓ Clicar no botão “Sites”;
✓ Adicionar os URL: https://conectividade.caixa.gov.br e http://conectividade.caixa.gov.br.
2. Ajustar nível de segurança da Internet
✓ Abrir o navegador Internet Explorer – IE;
✓ Menu: Ferramentas Opções de Internet Aba “Conteúdo” opção Internet;
✓ Ajustar o nível para Médio-Alto;
✓ Marcar a caixa de seleção “Habilitar Modo Protegido” (requer inicialização do Internet Explorer.
3. Ativar modo de compatibilidade
✓ Abrir o navegador Internet Explorer – IE;
✓ Menu: Ferramentas Configurações de Modo de Exibição de Compatibilidade;
Adicionar https://conectividade.caixa.gov.br;
ATENÇÃO: Conferir esta ação periodicamente, visto que algumas máquinas removem esta configuração ao fechar o navegador.
4. Desativar bloqueador de pop up
✓ Abrir o navegador Internet Explorer – IE;
✓ Menu: Ferramentas Opções de Internet Aba “Privacidade” Desativar o bloqueador de Pop ups;
5. Habilitar o Java no Gerenciador de complementos do navegador IE
✓ Abrir o navegador Internet Explorer – IE;
✓ Menu: Ferramentas Gerenciar Complementos;
✓ Clicar nos itens Java com o botão direito do mouse e selecionar a opção “habilitar”.
➢ Recomenda-se executar periodicamente:
6. Limpeza de cache do navegador Internet Explorer - IE.
✓ Abrir o navegador Internet Explorer – IE;
✓ Menu: Ferramentas Opções de Internet Aba Geral Histórico de navegação Selecionar botão “Excluir”;
✓ Selecionar as caixas apresentadas e clicar no botão “Excluir”.
Programa JAVA (32 bits)
1. Verificar se apenas a versão Java (32 bits) atualizada está ativada, e remover ou desabilitar qualquer outra versão.
✓ Menu: Iniciar Painel de Controle Programas JAVA (32 bits);
✓ Selecionar a Aba Java botão “Exibir” marcar ou desmarcar botão na caixa de seleção na coluna “Ativado”;
2. Incluir o endereço do Conectividade Social ICP na “Lista de Exceções de Sites”.
✓ Menu: Iniciar Painel de Controle Programas JAVA (32 bits);
✓ Selecionar a Aba Segurança Editar Lista de Sites botão “Adicionar”;
Incluir os endereços https://conectividade.caixa.gov.br e http://conectividade.caixa.gov.br.
3. Ajustar nível de segurança
✓ Menu: Iniciar Painel de Controle Programas JAVA (32 bits);
✓ Selecionar a Aba Segurança e marcar a opção “Ativar conteúdo Java no browser”;
✓ Selecionar o nível de segurança Alta e clicar em “OK”.
4. Ativar os protocolos de criptografia
✓ Menu: Iniciar Painel de Controle Programas JAVA (32 bits);
✓ Selecionar a Aba Avançado;
Marcar TLS 1.0, TLS 1.1 e TLS 1.2;
✓ Clicar no botão “Aplicar”.
5. Usar definições do browser
✓ Iniciar Painel de Controle Programas JAVA (32 bits);
✓ Selecionar a Aba “Geral”;
✓ Clicar no botão “Definições de Rede”;
✓ Marcar o botão “Usar definições do browser”;
Clicar no botão “OK”
6. Habilitar o log do JAVA.
✓ Menu: Iniciar Painel de Controle Programas JAVA (32 bits);
Selecionar a Aba Avançado;
✓ Item Depuração/Selecionar “Ativar log” e “Mostrar exceções do ciclo de vida do Applet”;
✓ Item Console Java / Selecionar Mostrar Console.
➢ Recomenda-se executar periodicamente:
7. Limpeza de cache do Java.
✓ Menu: Iniciar Painel de Controle Programas JAVA (32 bits);
✓ Selecionar a Aba Geral botão “Definições”;
Selecionar botão “Excluir Arquivos” Selecionar os itens “Rastrear e Registrar Arquivos”, “Aplicações e Applets Armazenados em cache” e “Aplicações e Applets Instalados”’ e clicar em “OK”.
Informações Adicionais
✓ Site CAIXA/Conectividade Social ICP:
http://www.caixa.gov.br/empresa/conectividade-social/Paginas/default.aspx
✓ Guia de Orientação ao Usuário CNS ICP:
https://www.caixa.gov.br/Downloads/fgts-manuais-e-cartilhas-operacionais/CNS_ICP_ORIENTACOES_USUARIOS_Versao_2_2.pdf
✓ Central de telesserviços CAIXA – fones 3004 1104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 726 0104 (demais Localidades).“
Fonte: LegisWeb
Nenhum comentário:
Postar um comentário